top of page
  • Foto do escritorGerencia Pedra Azul

Como escolher o colchão ideal para cada tipo de corpo

Saiba como escolher o colchão ideal ao seu corpo e desfrute de noites bem dormidas, proporcionando bem estar físico e emocional.



O colchão é elemento essencial do mobiliário em uma casa. Não basta apenas ser macio, bonito, ou ter uma boa marca. É necessário saber qual o colchão ideal, pois é nele que passará um terço de sua vida.

Hoje em dia, há uma grande variedade de opções: colchão de mola ensacada, de espuma, colchão de visco, colchão magnético, colchão de ar, de água, etc. Os mais comuns, entretanto, são os de espuma.

Em termos de durabilidade, os colchões de mola respondem bem às expectativas, pois têm uma durabilidade de até quinze anos. Após esse período, é possível que ocorram deformações devido ao uso.

Já os colchões de espuma dependem muito da densidade da espuma, que é a responsável pela sustentabilidade do corpo, podendo ou não ser um colchão ideal. Além disso, podem durar até oito anos, e também sofrem deformações ocasionadas pelo uso.



Como todo produto, os colchões também possuem prazo de validade. Vencido este, o colchão pode começar a apresentar deformidades, podendo vir a afetar a coluna, provocando dores nas costas e noites mal dormidas.

Para os colchões de espuma, deve-se levar em conta a densidade da mesma. Para simplificar, vamos tentar explicar de forma fácil o que vem a ser densidade, ou seja, relação entre a massa e o volume de um material (kg/m³)

A densidade de um material é estabelecida em relação à da água (1 kg de água=1L). Para determinar a densidade de um colchão ideal é necessário considerar seu peso e sua altura. Existe uma tabela para esse fim, veja abaixo.


Não é recomendável comprar colchão magnético, com massageador e/ou com infravermelho. Quando te oferecerem colchões com indicações terapêuticas, verifique se os mesmos possuem registro junto a ANVISA.

Pois, para registrar tal produto, é necessário apresentar pesquisa científica e laudos técnicos, que dificilmente vai encontrar nesses produtos, que, geralmente, só tem propaganda.


A escolha do colchão


Estudos mostram que um colchão ideal não deve ser muito macio, pois ao se deitar em um colchão com firmeza adequada para seu corpo, você estará cuidando da sua saúde bem como da durabilidade do produto.

E será possível perceber as melhoras à medida que a qualidade do sono melhora e a disposição ao se levantar se torna notável. E, consequentemente, todo seu humor apresenta uma sensível melhora.

Para o berço dos bebês, é recomendável um colchão com densidade mais baixa, pois não exige muita sustentabilidade e, também, o tempo de uso fica em torno de dois ou três anos, sendo logo trocado para uma cama.

Geralmente, as lojas ou fábricas oferecem colchões com as densidades de acordo com a tabela abaixo:


Densidade

Suporte

23

até 50 kg

28

até 75 kg

33

até 95 kg

45

até 115 kg


Para os colchões de casal, deve-se levar em conta a pessoa mais pesada, para que os dois se sintam confortáveis, e que o sono seja tranquilo, pois a distribuição do peso estará equilibrada.

O colchão ideal é aquele que proporciona um descanso e uma noite de sono tranquila.

Seja quais forem os detalhes, como molas ensacadas, camada de espuma, etc., o importante é a firmeza com que suporta seu peso, e que sua coluna se mantenha reta.

Não apenas seu corpo, mas também seu emocional só tem a agradecer quando lhe é proporcionado uma noite de sono tranquila.

86 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page